"As boas histórias «devolvem-nos a nós mesmos», fazendo «o mundo de todos os dias alterar-se um pouco», defende a escritora neo-zelandesa Margaret Mahy, numa mensagem para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora segunda-feira.
«São feitas de palavras, e todos os seres humanos sonham ter aventuras com as palavras», sustenta a escritora, distinguida em 2006 com o Prémio Hans Christian Andersen do International Board on Books for Young People (IBBY), o mais importante galardão atribuído a um autor de literatura para crianças e jovens.
A mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, este ano pedida a Margaret Mahy, autora de livros para crianças, romances juvenis, poesia e textos dramáticos e uma das mais premiadas escritoras da Nova Zelândia, é uma iniciativa do IBBY, divulgada em Portugal pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ), a secção portuguesa do IBBY.
Admitindo que «há hoje muitas maneiras de contar uma história» e que «os filmes e a televisão têm histórias para contar», a autora sublinha que estes não usam a linguagem «da maneira como o fazem os livros». «Vivemos numa época em que o mundo está cheio de livros. Mergulhar nos livros à procura de alguma coisa, lendo-os e relendo-os, faz parte da viagem de cada leitor. A aventura do leitor consiste em descobrir uma história tão vibrante que o transforme como que por magia», observa a autora. Na sua opinião, «cada leitor vive para esse momento em que, de súbito, o mundo de todos os dias se altera um pouco, abre espaço a uma nova piada, a uma ideia nova, àquela nova possibilidade que é dada a uma determinada verdade de se exprimir pelo poder das palavras». Margaret Mahy, de 70 anos, bibliotecária que decidiu dedicar-se a tempo inteiro à escrita em 1980, conclui a sua mensagem com uma pergunta: «A leitura é verdadeiramente apaixonante, não acham?» Fonte: Diário Digital - 2-1-007
Comemorações deste dia em algumas Bibliotecas portuguesas:
"A Biblioteca Municipal de Espinho com apoio da respectiva Câmara Municipal, e no âmbito do projecto “O Meu Brinquedo é um Livro” e integrado nas comemorações do “Dia Internacional do Livro Infantil”continuará a oferecer um Kit com o "Guia para os Pais", o Livro "O Sonho da Mariana” e a "Almofada", como incentivo à promoção da leitura na população e, em especial, no seio das famílias. Nesta fase serão contempladas cerca de 107 crianças nascidas no concelho de Espinho. Serão assim, 107 novos leitores da Biblioteca Municipal de Espinho. Para tal vai realizar-se uma cerimónia de entrega do referido Kit na sede das Juntas de Freguesia (Anta, Paramos, Silvalde, Guetim, Espinho) do Concelho entre 2 e 4 de Abril" Fonte: Biblioteca Municipal de Espinho
"O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se, desde 1967, no dia 2 de Abril em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, que nasceu nesta data, com o objectivo de inspirar o amor pela leitura e chamar a atenção para a literatura infantil. A Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, de Vizela, assinala este dia com as seguintes propostas: Bibliotour: Visita de carácter lúdico e formativo, onde, através de um jogo se procura colocar a criança em contacto com a biblioteca. Público: 7 aos 12 anos, mediante inscrição prévia
Hora do Conto “Contos de Andersen”: Com os Contos de Andersen abrimos a porta para o mundo de magia, fantasia e criatividade das histórias infantis. Conheces a história do Patinho Feio, do Soldadinho de Chumbo, da Princesa e a Ervilha? Vem conhecer ou relembrar estas histórias de sonhar.
Exposição biobibliográfica de Hans Christian Andersen: “A diferença entre o nosso mundo e o do conto é que este é maior, mais vivo e mais livre.” As palavras são do dinamarquês Hans Christian Andersen, reconhecido como “o pai dos contos de fadas modernos”. Nesta exposição pode conhecer um pouco mais da sua vida e da sua obra, a vida de um homem que tal como o patinho feio, se transformou em cisne e num dos maiores escritores da literatura universal."
Fonte: Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes
"Transformar a Biblioteca Municipal de Arouca num verdadeiro " Laboratório das letras" é a proposta para o dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil. A partir das 10 horas haverá sessões de contos para várias idades e, à noite, uma sessão de promoção da leitura para pais. Sessões de contos: 10h (crianças até aos 2 anos), 11h (crianças dos 3 aos 5 anos), 14h (crianças dos 6 aos 8 anos), 15h (crianças dos 9 aos 10 anos). Ás 21h30 decorrerá uma sessão de esclarecimento sobre promoção da leitura para pais, denominada "Da voz aos livros"(Participação mediante inscrição prévia). As sessões serão orientadas por Tânia Oliveira e Silva.
Ao longo de todo o dia, a Biblioteca Municipal oferece o kit "O meu brinquedo é um livro", aos bebés nascidos entre Abril de 2006 e Março de 2007. Além de um guia para os pais e de uma «almofada para sonhar», este kit contém o livro «O sonho de Mariana», do escritor António Mota, com ilustrações de Danuta Wokciechowska. "
Fonte: Biblioteca Municipal de Arouca
"Assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil, a Biblioteca Municipal de Peniche dinamiza o jogo “ Arca dos Santos” entre 29 de Março e 2 de Abril. Esta iniciativa é promovida pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), que lançou o desafio às bibliotecas para promoverem algumas sessões deste jogo, de modo a participarem num concurso a nível nacional. Podem participar no Jogo “Arca dos Sonhos” todas as turmas dos 3º, 4º 5º e 6º anos das escolas do concelho de Peniche, estando previstas 15 sessões do jogo que a Biblioteca Municipal promove ao longo da semana.
De acordo com as regras do Concurso “A Arca dos Sonhos”, as crianças são levadas a escreverem um pequeno conto através de uma actividade de promoção da leitura bem conhecida, baseada neste jogo publicado pela Editora “Apenas Livros”, que conta com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta acção destina-se a crianças entre os 8 e os 12 anos. Após a elaboração dos contos, cada biblioteca enviará ao IPLB aquele que for considerado o melhor entre todos os participantes, sendo posteriormente escolhidos os cinco melhores, que merecerão a publicação no sítio da Internet do IPLB, para além de receberem dos alunos galardoados receberem um conjunto de livros como prémio de participação."
Fonte: Biblioteca Municipal de Peniche
Na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, de Loulé no dia 2 de Abril no período da manhã e no período da tarde, vai realizar uma actividade destinada aos Jardins de Infância e 1º Ciclo, pelo Grupo Klássikus, com o nome de “ A escolinha do Conto”. No mesmo dia, às 18h, irá realizar-se uma palestra por Idália Farinho Custódio, questionando a importância da literatura para a Infância com o título – “Literatura para a Infância – seu contributo para o desenvolvimento da criança.”
A Biblioteca Municipal de Beja apresenta neste dia especial uma exposição de originais de ilustração de João Caetano, bem como oficinas de expressões, rodas de leitura e sessões de contoEtiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Eventos, Exposições, Livros e Leitura, Representações Cénicas |